Investigação de campo: submundo da cultura digital (2015-2021)

Palavras-chave: indústria adulta digital; webcamming; contenção de danos; conexão; capital cultural.
Ano: 2015-2021

NEW CAMMING PERSPECTIVE (NCP) refere-se ao método científico, registrado no C.D.T. (n.1823), desenvolvido com o objetivo de conter parte dos danos da indústria adulta digital. 

O recorte proposto pelo método da NCP permite compreender o modus vivendi do camming como uma relação social de alta complexidade, na qual a interação em tempo real pressupõe a conectividade entre pessoas baseada na troca de sentimentos e de pensamentos. Isto é, o oposto de uma relação degradante de objetificação, desumanização, adoecimento, abuso, controle, vigia, punição e/ou chantagem que é o que acontece quando as pessoas são apresentadas como mercadorias e são avaliadas apenas pela eficiência do algoritmo das redes.

A metodologia de contenção de danos focada no cultivo de conexões afetivas e interações em tempo real é um trabalho original de pesquisa científica, que foi desenvolvido no intuito de conter o encorajamento à reprogramação via perversão e à reprogramação via inversão fabricados por esta indústria no mundo todo. A aplicação do método depende dos 4 conceitos originais desenvolvidos ao longo dos últimos anos de investigação sobre o modus operandi da indústria adulta digital (2015-2021): (i) Building Connections (2016); (ii) Social Aspect of Camming (2017); (iii) Social Traffic (2019); e (iv) Mainstream Camming (2020).​

Todavia, é de suma importância informar que anúncios publicitários de pessoas físicas e jurídicas no Brasil têm feito uma apropriação cínica e hipócrita dos conceitos desta pesquisa, e propositalmente estão confundindo DETERIORIZAÇÃO AFETIVA com “conexão” e RADICALIZAÇÃO SEXUAL com “interatividade“, e assim, encorajando, justamente, a reprogramação em seus dois formados.