Prof. Drª Malena Contrera reflete sobre direitos humanos no XIV Simpósio Nacional da ABCiber e afirma que nosso primeiro direito deveria ser o de continuarmos a ser humanos.
Afinal, a cibercultura como categoria de época coloca em xeque justamente esta questão: o que é ser humano quando a presença corporal é subtraída da cena comunicativa e social para vivermos um rebaixamento sensorial causado pela imersão digital?
Apesar de não termos uma resposta simples para isso, o ponto de partida para a reflexão está no fato de que o ser humano é emoldurado pela sua experiência espaço-temporal e que o imaginário não é um arquivo-morto de imagens.
Prof. Drª Malena explica que a prática imaginativa num corpo completamente anestesiado pela cultura digital traz como consequência o rebaixamento da consciência e a regressão da competência cognitiva pela primeira vez na história.
Mesa de Conferência 2 – XIV Simpósio Nacional da Abciber “Direitos humanos, políticas identitárias e imaginários de resistência”.
Assista a apresentação da Prof. Malena Contrera: