A ABCiber expressa defesa a favor dos direitos humanos em todas as suas associações políticas e jurídicas.
O XIV Simpósio “Direitos Humanos, políticas identitárias e imaginários de resistência” trata dos direitos humanos enquanto objeto de apropriação e disputa de ressignificações do uso das tecnologias e das redes digitais por parte de diferentes grupos sociais em conflito.
Priscila Magossi, doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, apresenta seu estudo sobre os algoritmos e a reprogramação do imaginário social em 02.dez.2021.
O conceito “REPROGRAMAÇÃO DO IMAGINÁRIO” (2021) refere-se ao processo psicossocial individual e coletivo, online e offline, de alteração dramática da identidade, da mentalidade, do comportamento, do afeto, da sexualidade e do valor social propositalmente for/matados pela vigilância algorítmica das redes interativas da época em curso.
Em outras palavras, a catástrofe algorítmica das redes interativas (das redes sociais à indústria adulta digital) remodela o sistema de símbolos que compõe o imaginário, substituindo as preferências originais por estímulos simulados, turvos, esvaziados de sentido.